Serviços

A Clínica Dr. Hamilton Renato oferece à você diversos serviços com a mais alta qualidade, contando com profissionais qualificados e equipamentos de última geração.

A profilaxia dentária é um tratamento responsável pela prevenção de doenças bucais e periodontais por meio da limpeza dentária. Os procedimentos mais comuns utilizados na profilaxia são a raspagem e polimento dentários, removendo placa bacteriana de dentes e gengivas. O tratamento profilático não substitui a limpeza que deve ser feita diariamente pelo próprio paciente, por meio da escovação; pelo contrário, ela é um complemento que deve ser realizado de tempos em tempos, garantindo a remoção da sujeira e placa formada por limitações da limpeza caseira.

A restauração dentária é uma maneira de restaurar um dente cariado retomando à sua função e forma original. Quando o seu dentista faz uma restauração, remove toda a zona cariada , limpando a área infectada e depois preenche essa cavidade com um material restaurado( resina, ou amálgama).Por fechar espaços onde as bactérias podem penetrar, uma restauração dos dentes também pode prevenir a cárie dentária. Os materiais para as restaurações podem incluir ouro, porcelana, resinas compostas (com várias cores) e a amálgama (uma mistura de mercúrio, prata, cobre, estanho e por vezes zinco).

Antes de extrair um dente, seu dentista fará uma revisão completa no seu histórico médico e dentário e providenciará as radiografias necessárias. As radiografias revelam o comprimento, formato e posição do dente e osso adjacente. Com base nessas informações, seu dentista poderá avaliar o grau de dificuldade do procedimento e decidir se deverá encaminhá-lo para um especialista, no caso, um cirurgião-dentista. Antes da extração, a área em volta do dente será anestesiada. Os dentistas utilizam um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá. Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário. Seu dentista também poderá suavizar e remodelar o osso que sustenta o dente. Terminada esta etapa, ele poderá optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos.

O clareamento dentário é uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos devido ao apelo estético por dentes brancos e bem alinhados. O fato que as pessoas desconhecem é que o clareamento é utilizado pelos dentistas há mais de cem anos. Em 1989, foi introduzida a técnica do clareamento caseiro, aquele feito com a moldeira, pelos Drs. Heywood e Heymann, usando o peróxido de carbamida a 10% como agente clareador à noite, em torno de quinze dias, dependendo do tipo de manchas a serem removidas. Essa técnica tornou-se muito popular devido à praticidade e à eficácia. Com o passar do tempo ela sofreu algumas adaptações como o uso de concentrações mais altas dos géis (15%, 16% e 20%) e o uso da moldeira durante o dia.

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Uma vez colocados, os implantes dentários permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre ele (próteses dentárias). Por serem integrados ao osso, os implantes dentários oferecem um suporte estável para os dentes artificiais.

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.